153

Eu falo com as plantas.

Ao ver uma rosa,
leio suas folhas.
Vendo um salgueiro,
ouço seu pranto.

Olhando as flores
ou um holofote
ou um choque entre trens,
aquilo que eu vejo
é música.

Eu vivo no mundo,
mas vivo o meu mundo.

Sou sutil
e até que discreto,
mas muito orgulhoso
do meu trabalho.

Não sou roqueiro
nem sou escocês.
De onde eu vim,
nem eu sei ao certo.
E aonde eu fui?
Isso, eu sei bem:
fui a todo lugar!

Dos bordéis aos salões,
dos teatros aos filmes,
vitrolas, consoles.

Estive nas casas,
estive nas mentes,
as que tocam as teclas
ou apertam botões.

Um século e meio:
é, nem parece,
há mais do que isso
que cheguei ao mundo.

E há mais de um século,
com nem meio século,
pareceu mentira
o dia em que saí
pra habitar o outro mundo.

Estrênua vida,
de muito trabalho,
tudo pra ser
o favorito,
o paragão.

Há quem me compare
com um camarada,
o Sr. Ernesto.
Eu, cá no norte,
e ele, no sul.

Eu sou popular,
ou sou erudito?
“O Animador”.
Eu sou popular
e sou erudito.

Eu disse e repito
o que eu te desejo:
conforto a suas dores,
muitos bons momentos
e felicidade!

Aceita me ouvir?
Por favor,
me diga que sim!


Hoje, 24 de novembro de 2021, fez 153 anos do nascimento de Scott Joplin. A data real é incerta, essa é a que temos registrada. Pai do ragtime, precursor do jazz, influência certa em inúmeras músicas de videogame que marcaram as décadas de 80 e 90.

Conheça um pouco de sua maravilhosa música, começando por “Please say you will”, de 1895:

Ouvir música de Scott Joplin

A imagem do post vem da partitura de Reflection Rag, de Scott Joplin, publicada em 1917, oito meses após seu falecimento.

Reflection Rag (Scott Joplin, 1917)

Agradeço imensamente a Alan Tonello, Amanda Beça e Larissa Cavalcanti. Eles foram os autores do incrível vídeo abaixo, que faz uma análise das músicas de Super Mario World. Foi a partir desse vídeo, que assisti há 9 anos, que tomei conhecimento da existência do genial Scott Joplin e comecei a apreciar seu trabalho. Agradeço também ao Leandro, que, se bem me lembro, foi quem me indicou esse vídeo. Valeu, galera!

Vídeo do TCC de alunos do curso de Cinema da UFPE, 2010

Deixe um comentário